top of page
Buscar

Projeto Rompendo o Casulo

Atualizado: 16 de out. de 2023

Ressignificando a vida das vítimas de violência de gênero através da empregabilidade.



“Eu sou mãe de 6 filhos e durante muito tempo sofri violência doméstica, sempre achei que bater na mulher não era um crime e só depois fui descobrir que tinha o direito de denunciar. Resolvi sair de casa com os meus filhos imediatamente. Cheguei na casa protetiva completamente destruída psicologicamente e com diversas marcas das agressões físicas.”


Este é mais um relato real de uma mulher que foi vítima de violência contra a mulher. Todos os dias, a Organização Social Beleza Escondida recebe mulheres e seus filhos em situações difíceis com histórias de muita dor e sofrimento. A casa protetiva Associação ECD (Encontro Com Deus) tem como objetivo não somente acolher as mulheres, mas também ajudar no processo de cura física e principalmente psicológica, que inclui acompanhamento com profissionais capacitados e toda uma infraestrutura para ajudar no restabelecimento à vida cotidiana.


Dentro disso, está incluso a recolocação no mercado de trabalho. A BE auxilia as mulheres na busca pela autonomia que consequentemente, melhora a autoestima, traz mais segurança e autoconfiança para elas. Em 2021, a Beleza Escondida em parceira com o MPT-PR, realizou um projeto de empregabilidade com empresas parceiras do “Programa Pelo Fim da Violência Contra a Mulher” e obteve resultados bastante expressivos.


Das 69 mulheres atendidas durante todo o projeto no ano de 2022, 51 foram contratadas, ou seja, uma média de 73% de efetividade. Em apenas 2 anos, 33 delas alcançaram um tempo de permanência no trabalho superior à média dos demais funcionários não encaminhados pelo projeto, que chegou em torno de 13 meses de permanência. Dentre elas, 06 se destacaram, pois completaram 02 anos de emprego.


A consequência desta autonomia, ajuda a vítima a se restabelecer na sociedade, uma vez que conseguem ter o auxílio para alugar a própria casa e sustentar a família. Isto é uma forma de empoderamento, já que através das conquistas diárias, as mulheres se tornam mais confiantes e seguras depois do pesadelo e trauma que viveram.


Atualmente, a Beleza Escondida está realizando novamente o projeto em parceria com o MPT-PR, que ganhou o nome de “Rompendo o Casulo”, fazendo referência à metamorfose de lagarta para a borboleta. Desde julho deste ano, o projeto já conseguiu resultados significativos, das quais podem ser citadas:


  • 27 mulheres estão inseridas no projeto;

  • 3 participantes foram efetivadas pelas empresas parceiras do programa do MPT-PR;

  • 4 já passaram pelo processo seletivo e estão aguardando retorno;

  • 6 mulheres estão em preparação para participar dos processos seletivos.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page